A empresa comemora 2 anos sem acidente de trabalho!

A Estacas Brasil comemorou junto à equipe 755 dias sem acidente de trabalho com afastamento!

Esse recorde é pra demonstrar a importância que a empresa dá à segurança dos seus colaboradores. Atingir este número é uma realização de todos. Isto se deu graças ao forte trabalho de conscientização e ao comprometimento de toda a equipe, aprendendo todos os dias a ter mais segurança no trabalho.

E não basta apenas os colaboradores observarem as normas de segurança. O comprometimento das empresas parceiras também é essencial para alcançarmos este resultado.

Este ano continuaremos investindo em Segurança do Trabalho para mais 2 anos sem acidente!

Parabéns a todos os colaboradores!

IMG_0597

IMG_0599

Atividade física é tema no Circuito do Bem-Estar SESI

O Circuito Bem-Estar, um trabalho realizado pelo SESI, é baseado na sequência de atividades informativas, motivacionais e vivenciais, realizadas de forma contínua e sistemática durante 5 meses, capazes de promover mudanças no estilo de vida e gerar impacto na saúde dos trabalhadores da indústria e seus dependentes.

No último mês a Atividade física foi tema do Circuito Bem-Estar, com o objetivo de sensibilizar os trabalhadores para a importância dos exercícios de alongamentos na manutenção da saúde osteomuscular.

No primeiro encontro foi conversado com os trabalhadores a respeito do tema e as atividades práticas foram acontecendo no decorrer do mês de abril.

IMG_0587

IMG_0585

IMG_0579

 

Palestra sobre manutenção de motores

Durante a manhã de hoje reunimos alguns colaboradores da Estacas Brasil para uma palestra oferecida pela empresa Schultz Retífica de Motores, de Santa Cruz do Sul/RS. O objetivo do encontro foi abordar sobre os cuidados básicos que os motoristas devem ter com os veículos, com noções de lubrificação, refrigeração, admissão de ar e combustível de motores. Tivemos a oportunidade de fazer uma visita às máquinas e instalações da Retífica Schultz, e assistir uma demonstração de danos que podem ser causados por razão de falhas.

curso-retifica-shultz

Encontro com a Associação Regional dos Prevencionistas em Acidentes do Trabalho – ARPAT

Na manhã do dia 09 de Novembro de 2016, representantes de diversas empresas estiveram presentes em um encontro com integrantes da Associação Regional dos Prevencionistas em Acidentes do Trabalho (ARPAT), no Auditório da Empresa Universal Leaf Tabacos, em Santa Cruz do Sul.

O Presidente da ARPAT, Sr. Rodrigo Borba, deu as boas vindas a todos e apresentou o palestrante da ocasião, Sr. Thiago Mesquita, especialista em proteção contra quedas da divisão de proteção pessoal da 3M, que abordou os principais tópicos sobre o tema, entre eles a simulação de queda com diferentes equipamentos e alturas, semelhante aos testes realizados em laboratório para certificação dos equipamentos.

img_20161109_094839759

img_20161109_094850387

img_20161109_101630681

img_20161109_111730679

img_20161109_112530959

 

Dia Nacional da Construção Social

Realizado no dia 27 de agosto, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) reuniu mais de 800 trabalhadores da indústria da construção e seus familiares.

O movimento de trabalhadores e familiares foi intenso no Centro Esportivo do Serviço Social da Indústria (SESI), no bairro Arroio Grande durante a tarde. Entre os estandes que mais chamaram a atenção dos adultos, destaque para o corte de cabelo, massagem, cabine de fotos, além dos exames rápidos de glicose, tipagem sanguínea, tuberculose, hepatite e HIV. Já as crianças, se divertiram com a praça de brinquedos infláveis, pintura de rosto, escolinha de trânsito, oficina de pop cakes, entre outros.

geral-470x313

Preocupação com a Sustentabilidade

Pensando sempre em Sustentabilidade, a Estacas Brasil acaba de implantar o Sistema de Placas Fotovoltaicas no prédio para geração de energia renovável e não-poluente. Além deste sistema, a empresa já adota outras medidas para preservação dos recursos naturais, como um sistema de coleta da água da chuva para lavagem dos veículos, reaproveitamento de sobras de matéria-prima, separação do lixo para destinação correta dos resíduos, criação de uma horta orgânica com composteira no pátio da empresa, dentre outras práticas do dia-a-dia.

E o que é Sustentabilidade nas empresas? É um conjunto de ações de uma empresa, visando o respeito ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentável da sociedade. A sustentabilidade tornou-se uma preocupação no mundo todo, pois a degradação do meio ambiente compromete a qualidade de vida da população.

Nessa perspectiva, a Estacas Brasil busca ações conscientes para ajudar a salvar a natureza e transmitir estes valores a todos os colaboradores, família, amigos e comunidade. Com pequenas e simples ações, é possível diminuir o consumo de recursos naturais, a geração de resíduos e a emissão de poluentes, evitando desperdícios e reduzindo custos.

 

Sustentabilidade 2 cópia

placas fotovoltaicas

FullSizeRender

FullSizeRender6

Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT

Os colaboradores da Estacas Brasil participaram da Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT 2016), um evento organizado em parceria com o SESI que visa a conscientização em assuntos pertinentes à segurança e saúde no trabalho. As palestras sobre Segurança foram ministradas pelos Técnicos de Segurança Robson Loureiro e Arturo Ocanha, e as palestras sobre Saúde foram ministradas pela Enfermeira Lidiane Bernardy e pela analista de promoção da saúde do SESI, Carla Adriana Silva.

O evento iniciou com palestras sobre Segurança no Trabalho, as quais abordaram algumas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho: NR 10, que trata da segurança no trabalho com Eletricidade; NR 35 que trata sobre Trabalho em Altura; e NR 18, que trata sobre as Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Por fim, a palestra sobre Saúde teve como tema Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e AIDS.

Estacas Brasil_Jul 18 2016 (2)Estacas Brasil_Jul 18 2016 (4)Estacas Brasil_Jul 18 2016 (3)Estacas Brasil_Jul 18 2016 (7)

Estacas Brasil_Jul 18 2016 (1)

Curso PPRA, PCMAT e PCMSO

Na tarde de hoje a Estacas Brasil esteve presente em uma capacitação oferecida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), com foco na segurança e saúde do trabalhador, ministrada pela Engenheira Eletricista Miriam Felicidade Cischini.

Este curso proporcionou aos participantes conhecimentos para elaborar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho (PCMAT) e Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), visando preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores e atender as exigências das normas NR 18, NR 9 e NR7.

Capacitacao_SindusconRS_VRP_Miriam-Cischini-1024x678 Capacitacao_SindusconRS_VRP2-1024x624 Capacitacao_SindusconRS_VRP3-1024x678 Capacitacao_SindusconRS_VRP-1024x678 curso-1024x480

Equipe da Estacas Brasil participa de treinamento NR23

Colaboradores da Estacas Brasil participaram, no dia 06 de maio, de treinamento da NR 23 – Formação de Brigadista de Incêndio. As ações foram coordenadas pelo Técnico de Segurança no Trabalho Elias Ricardo Vieira Jacobini e pela Enfermeira Valquíria Maria de Souza Sperb.

Todos os colaboradores aprenderam a teoria e prática de combate à incêndio, além de capacitação sobre primeiros socorros. Foram trabalhadas situações de risco, avaliação e reconhecimento dos riscos iminentes, métodos de extinção de incêndio, utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI corretamente, como operar equipamentos de combate à incêndio, mecanismos de lesão e como aplicar as técnicas de primeiros socorros.

Os conteúdos desenvolvidos durante o curso atendem na integra a ABNT NBR 14276:2006.

NR 23 027     NR 23 028 NR 23 031     NR 23 048NR 23 049     NR 23 042   NR 23 041

1 ano sem acidentes de trabalho!

A Estacas Brasil comemorou junto à equipe 1 ano sem acidente de trabalho com afastamento! Atingir este número é uma realização de todos. Isto se deu graças ao forte trabalho de conscientização e ao comprometimento de toda a equipe, aprendendo todos os dias a ter mais segurança no trabalho. Diversas ações foram criadas pela empresa para que isto fosse possível, através de palestras sobre o uso de EPI, curso CIPA, treinamentos de segurança, Programas de Segurança, auditorias em obras, entre outros. Este ano continuaremos investindo em Segurança do Trabalho, para mais 1 ano sem acidente!

Parabéns a todos os colaboradores!

“A segurança faz a diferença no trabalho.”

IMG_0375 IMG_6783