Estacas Escavadas

Estacas Escavadas

As Estacas Escavadas mecanicamente caracterizam-se por serem moldadas no local após a escavação do solo. São executadas através de torres metálicas, apoiadas em chassis metálicos ou acopladas a caminhões. Em ambos os casos são empregados guinchos, conjunto de tração e haste de perfuração hidráulica, constituídas de trados em sua extremidade, procedendo-se o avanço através de prolongamento telescópico.

O diâmetro das perfuratrizes varia de 0,30 a 1,80 metros, podendo-se executar desde estacas de pequena profundidade com equipamento de pequeno porte até grandes profundidades com equipamento de torre para 27 metros.

A vantagem desta solução está na grande mobilidade e produção do equipamento, permitindo a amostragem do solo escavado, atingindo a profundidade determinada em projeto e a ausência de vibração, podendo ser executada próximo à divisa sem dano às construções vizinhas.

Método Executivo

a) Perfuração, colocação da armadura e concretagem

Uma vez instalado e nivelado o equipamento, posiciona-se a ponta do trado sobre o piquete de locação e inicia-se a perfuração. O trado é automaticamente esvaziado por força centrífuga. Esta operação é repetida várias vezes até se atingir a cota final estabelecida em projeto.

Atingida a cota prevista em projeto e confirmada a característica do solo, em comparação com a sondagem mais próxima, procede-se com a colocação da armadura e posterior concretagem da estaca.

b) Características do concreto

O concreto deve satisfazer as seguinte exigências:

a) Abatimento ou “slump test” = 20 ± 2 cm;

b) fck = 20 MPa;

c) Consumo de cimento não inferior a 300 kg/m³.

Vantagens das Estacas Escavadas

a) Conhecimento imediato e real de todas as camadas atravessadas e possibilidade de uma segura avaliação de capacidade de carga da estaca, mediante a coleta de amostra e seu eventual exame em laboratório;

b) Ausência de vibração, pois a escavação se faz por rotação;

c) Condições de resistir a cargas elevadas;

d) Colocação direta dos arranques dos pilares, eliminando a confecção de blocos de capeamento, otimizando assim o cronograma geral da obra;

e) Possibilidade de se executar estacas mesmo em presença de nível d’água, com uso de revestimento metálico.

f) Possibilidade de se executar estacas inclinadas;

g) Possibilidade da utilização das estacas para execução de estruturas de contenção (cortina de estacas justapostas).

h) Custo inferior em relação a sapatas diretas em volume de concreto, escavação e material.

 

< Voltar para Serviços >